Celulares e smartphones são os mais desejados pelos brasileiros, seguido por TVs e tênis

Um levantamento feito pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos, revela as categorias mais buscadas pelos e-consumidores para o Natal. Apesar de algumas pessoas terem aproveitado a Black Friday para as compras de fim de ano, muitas ainda têm a pretensão de comprar presentes para a data, aproveitando o 13º salário.

Os celulares e smartphonesaparecem liderando o ranking da data e em segundo lugar estão as TVs, que costumam ter um tíquete-médio mais elevado. O levantamento também é ocupado por três categorias da linha branca e outras categorias como ar- condicionado e jogos de PS4, que estão nas últimas posições do Top 10.

Pensando nas melhores oportunidades para aproveitar a data e não estourar o orçamento, Nayla Pires, gerente de Customer Experience do Zoom, recomenda que o consumidor planeje as compras e observe a movimentação de preço dos produtos.

“Acompanhar o Histórico de Preços do produto desejado é  fundamental, principalmente em datas sazonais como o Natal. Dessa forma, o consumidor pode comprar tranquilo, sabendo que está aproveitando o melhor custo-benefício”, comenta Nayla.

Confira quatro dicas do Zoom para fazer as melhores compras no Natal:  Aposte em itens com descontos

Economizar no fim do ano é sempre bom, pois apesar do recebimento do 13º, o começo do ano já vem carregado com IPTU, IPVA e outras contas.

Vale fazer uma busca minuciosa pelos melhores preços e contar com o Histórico de Preços do Zoom para garantir que é um bom momento para comprar o seu presente. “O Zoom acompanha o menor preço que as varejistas praticaram nos últimos seis meses, assim o usuário consegue ver de forma simples quando é o melhor momento para comprar”, explica Nayla.

Fique atento às formas de pagamento

Sabe quando aquela compra pesa no orçamento? É primordial escolher uma forma de pagamento que esteja dentro do seu planejamento financeiro. Verifique se vale a pena comprar à vista ou parcelar, já que na primeira opção é possível conseguir um desconto e na segunda opção podem existir os juros do cartão de crédito de acordo com a quantidade de parcelas.

Saiba o prazo de entrega

Se as compras são para o Natal é ideal que o prazo de entrega seja para no máximo até dia 21/12, que será uma sexta-feira. Fique também atento ao valor do frete e se compensa entregar na sua região.

Fique atento aos direitos do consumidor

Você sabia que pode se arrepender da sua compra e devolver o produto? Por lei, o consumidor tem o  prazo de sete dias, contados a partir do recebimento do produto, para devolvê-lo. Nesse caso, o arrependimento não precisa estar relacionado ao funcionamento do produto. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete.

Veja o resultado do levantamento do Zoom, site e app comparador de preços e produtos, sobre as categorias mais buscadas para as compras de Natal:

   Categorias mais buscadas        

Celular e Smartphone        

TV        

Tênis        

Notebook        

Geladeira        

Fogão        

Lavadora de Roupas        

Ar-Condicionado        

Jogos PS4