You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Aplicativo inova na comunicação entre cidadãos e prefeitura

Aplicativo inova na comunicação entre cidadãos e prefeitura

Curitiba App chega à segunda versão e já ultrapassa 40 mil usuários

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Telebrasil, os smartphones são o principal meio de acesso à internet do brasileiro. O estudo revela que 97% do público navegam utilizando um aparelho celular, ou seja, cerca de 71 milhões de pessoas. Com o avanço do formato, prefeituras e demais órgãos públicos também têm atualizado os canais de comunicação com a população.

Curitiba é uma das cidades que aplica tecnologia na administração municipal. Em 2019, lançou o Curitiba App, primeiro aplicativo integrado de serviços para smartphones e tablets de uma capital brasileira. Desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), a ferramenta dá acesso a mais de 600 serviços da prefeitura, como alertas de chuva da Secretaria Municipal da Defesa Social, eventos e notícias do portal municipal.

Com o recente lançamento da versão 2.0, o Curitiba App incluiu a função IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), que possibilita o acompanhamento da situação do imóvel, geração de boletos e acesso ao código de barras para pagamento do tributo.

O coordenador do projeto no ICI, Felipe Massardo, conta que a ferramenta lista automaticamente os imóveis vinculados ao CPF do usuário. “Também é possível cadastrar outros imóveis no aplicativo. Ao selecionar a opção de pagamento, o usuário pode escolher a forma de pagamento, à vista ou parcelado”, explica o coordenador.

Para Massardo, o objetivo foi aprimorar a usabilidade da ferramenta, além de integrar os serviços municipais. “A solução ficou muito mais intuitiva e fácil de navegar. Foi um desafio muito grande porque envolveu vários sistemas e integrações”, destaca.

Atualmente, o Curitiba App conta com mais de 40 mil usuários e a expectativa é que o número aumente ainda mais com as atualizações. Além do IPTU, há outras funcionalidades, como cartão transporte, horários e itinerários de ônibus, Armazém da Família, Nota Curitibana e integração com o serviço 156.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Top stories in your inbox!