You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Aplicativo UDlab democratiza odontologia digital para dentistas de todo o Brasil

Aplicativo UDlab democratiza odontologia digital para dentistas de todo o Brasil

Criada em 2019, a UDlab oferece uma plataforma que conecta dentistas a laboratórios de prótese em poucos cliques, com a triagem baseada em localização, preço e prazo. A startup introduz na rotina de dentistas e clínicas um fluxo automatizado de pedidos na palma de suas mãos e treina os laboratórios com mentorias constantes para se atualizarem.

“Enquanto dentista, conversei com profissionais clínicos e protéticos de todo o país e compreendi que as falhas que eles sentiam também estavam presentes em minha rotina”, explica o CEO e fundador Dr. Luis Calicchio. O dentista possui mais de 15 anos de experiência e atuou como membro do Ateliê Oral, consultório referência na odontologia estética brasileira.

Pautado nestas dores operacionais reais, o CEO desenvolveu uma plataforma que alinha toda uma cadeia antes analógica e cheia de erros e refações. O fluxo de pedidos é totalmente digital e permite descrição do material, cor, tamanho, além do envio de fotos e vídeos para ilustrar o quadro do paciente.

Além disso, o pagamento dos pedidos é feito dentro do aplicativo, em até 10x. Essa prática gera mais “fôlego” no fluxo de caixa dos consultórios.

O Brasil é o segundo maior país do mundo na produção protéica, perdendo apenas para os Estados Unidos e o aplicativo da UDlab opera para reduzir o tempo de entrega dos pedidos de próteses.

No geral, a jornada de confecção de próteses dura 14 dias. Os trabalhos pedidos pelo app têm um tempo de entrega reduzido em no mínimo 50%. Existem até mesmo opções de laboratórios que conseguem entregar em até 3 dias úteis.

“Tudo começa com o treinamento que passamos para esses laboratórios. Eles precisam estar regulamentados e conhecer bem nosso fluxo de operações antes de iniciarem suas vendas no aplicativo. Com isso, vem a nossa certificação de qualidade e de que eles estão aptos para atuar. Já em atividade pelo UDlab, eles seguem progressivamente avaliados e recebem feedbacks úteis dos dentistas para continuarem crescendo”, explica Calicchio.

O Dr. José Carlos Garófalo é um dos profissionais que aprova o serviço. “Testei o aplicativo e pude utilizar o trabalho de laboratórios que nunca vi fisicamente, mas que estavam bem avaliados. O preço é bom e eles me entregaram no prazo. O mundo mudou”, afirma o dentista que é uma das maiores referências do Brasil na área.

A UDlab atua de forma disruptiva para um dos maiores mercados brasileiros. Cerca de 20% dos dentistas do mundo todo estão no país e as demandas por serviços de excelência crescem anualmente.

A odontotech cria um ecossistema de aperfeiçoamento constante deste cenário, no qual dentistas e laboratórios ampliam suas atividades e entregam produtos cada vez melhor apurados aos pacientes. “Nosso propósito é aprimorar tornar toda essa cadeia de pedidos e que a odontologia digital se dissemine cada vez mais pelo país”, conclui o CEO.