FIEE Smart Energy apresenta soluções para a gestão mais eficiente da energia no Brasil

4 months ago

Evento acontece de 23 a 26 de julho, em São Paulo, e reunirá empresas e especialistas para apresentar as tendências e novidades do mercado de energia no País

Projeções indicam que a demanda por energia no Brasil irá crescer mais de 2% ao ano até 2040, índice que supera a média global. Isso exigirá cada vez mais atenção da indústria e dos pesquisadores. As medidas para atender a alta na demanda energética e, ao mesmo tempo, tornar nosso País mais eficiente e sustentável são temas em destaque na FIEE Smart Energy, feira de negócios que reunirá toda a cadeia de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia para debater sobre o novo cenário do setor elétrico do Brasil de 23 a 26 de julho, no São Paulo Expo (SP).

Realizada com o apoio  da Abinee, a feira será palco de convenções técnicas, com ilhas de conhecimento específicas para os principais segmentos do setor energético. Durante os quatro dias do evento, os visitantes terão acesso a dezenas de palestras, painéis e debates comandados pelos principais especialistas do mercado de energia do Brasil. Além disso, a FIEE Smart Energy irá realizar a primeira Arena de Comercialização de Energia, desenvolvida em parceria com a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), e que será voltada à geração de negócios entre os grandes consumidores e as comercializadoras do País.

“Hoje, quase 90% do que produzimos vem de fontes não-renováveis ou que afetam o ambiente. Temos que mudar esse cenário, porque nosso País precisará de cada vez mais energia para crescer”, afirma Renan Joel, Diretor do Portfólio de Energia e Indústria da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento.

Segundo o executivo, o diferencial da mostra é unir conteúdo relevante e oportunidades de negócios para estimular o crescimento do Brasil. “Precisamos avançar em questões sobre a diversificação da matriz energética, habilitar o uso de fontes mais adequadas e regulamentar novas formas de transmitir e distribuir a produção. Por exemplo: apenas 8% da produção nacional vem de fontes eólicas ou solares. Temos que reverter questões como essas, mas as mudanças neste mercado exigem debate e conhecimento, e é isso que estamos trazendo com a FIEE Smart Energy: um ambiente pioneiro e inovador para a economia e o avanço do Brasil”, explica.

Para promover a inovação e o progresso do setor, a mostra destacará produtos e ideias que estão impulsionando a renovação e a maximização da área energética. Além disso, a FIEE Smart Energy também terá fóruns especializados, incluindo a 9ª edição do CIERTEC Brasil e os seminários promovidos pelo CIGRE-Brasil e o primeiro seminário Green Rio em São Paulo. Ao todo, mais de 300 especialistas de alto nível técnico irão ministrar palestras e participar dos debates gratuitos em todos os dias de exposição. O evento terá, por exemplo, presenças de executivos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ministério de Minas e Energia, CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Universidade de São Paulo (USP), Abinee, Abraceel, ONS, BNDES, Grupo Moura, Siemens, Pepsico, Eletronorte e Cemig, entre outros.

A FIEE Smart Energy tem como key partners a CPFL soluções e a SEW Eurodrive, e receberá as principais marcas do mercado brasileiro e internacional. Estão confirmadas as participações de companhias como CPFL, Comerc, Pacto Energia, América Energia, Baterias Moura, Panasonic, Powersafe e Siemens, entre outras.

Carol Tiago

Published 4 months ago