You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Governo digital: os benefícios da modernização da esfera pública

Por Maria Teresa Lima, Diretora Executiva da Embratel para Governo


Em busca de mais produtividade, agilidade e redução de custos, empresas de todos os setores passaram a se apoiar, especialmente nos últimos anos, na tecnologia para revolucionar serviços e processos. Esse movimento está levando a digitalização a níveis nunca alcançados antes. A aderência de instituições e organizações a novas tecnologias mudou a forma como nos relacionamos com procedimentos burocráticos, criando uma realidade virtual impulsionada pela evolução tecnológica.

No entanto, não é somente o segmento privado que tem percebido as vantagens dessa transição. No Governo, seja Federal, estadual ou municipal, os benefícios também já são reais e a burocracia começa a ficar para trás. O Brasil já está entre os 20 países com melhor disponibilidade de serviços digitais, de acordo com ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo o líder nesse quesito na América Latina. Segundo o estudo, o País possui nível ‘muito alto’ de desenvolvimento de governo eletrônico.

Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do Coronavírus, o Governo Federal se apoiou em soluções tecnológicas e digitalizou, em apenas três meses, mais de 150 tipos de serviços. Solicitações de seguro desemprego e inscrições em programa de auxílio emergencial, por exemplo, puderam a ser feitas online. Antes de a pandemia ser decretada, a estimativa já era digitalizar 80% dos serviços públicos até o fim de 2020.

Para atender demandas por informações atualizadas em relação ao avanço do Coronavírus no Brasil, foi realizada a migração de portais, dados e aplicativos para a Nuvem, para centralizar os bancos de informações sobre o assunto. Além disso, novas aplicações e sistemas foram desenvolvidos para possibilitar uma série de melhorias ao trabalho das equipes de gestão, vigilância e assistência do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, por meio do acesso a informações de forma mais rápida e com melhor integração com outras plataformas.

A atual situação na qual vivemos acelerou a aplicação de soluções tecnológicas na gestão pública brasileira. No entanto, as intenções de transformar o Governo em um exemplo de digitalização vem de muito antes e a evolução não deve parar por aqui.

Recentemente, foi instituída a Estratégia de Governo Digital, criando um Comitê de Governança Digital para ajudar na coordenação da transformação de serviços, da unificação de canais digitais e da realização e interoperabilidade de sistemas. O objetivo é que, até o final de 2022, todos os serviços digitalizáveis passem a ser realizados via Internet, promovendo o avanço de processos administrativos de forma ágil, facilitando e modernizando a vida da população brasileira. Atualmente, mais de 50% deles já estão totalmente digitalizados. Os demais, que já encaminham para o formato digital, ainda necessitam de um atendimento presencial ou de entrega de documento físico em alguma etapa.

A identificação digital do cidadão, a adoção de tecnologias em Nuvem, a promoção da integração e da interoperabilidade das bases de dados governamentais e a formação de equipes com competências digitais estão entre as principais metas estipuladas na Estratégia de Governo Digital, que também busca incentivar a adoção tecnológica por Estados e municípios.

A migração de ambientes físicos para o virtual deve simplificar o acesso às plataformas oficiais pela população, além de unificar documentos, serviços públicos e portais do Governo. A digitalização permitirá a integração de informações dos cidadãos, sem que seja necessário entrar em contato com diversos órgãos para mudar um dado cadastral, como endereço. Bastará regularizar o cadastro em uma plataforma e as informações serão sincronizadas com os demais sistemas de outros órgãos.

Muito além da desburocratização, a transformação digital também traz impactos positivos para a agenda ambiental, ajudando na diminuição drástica do uso de papel, economizando milhões de reais. Estimativas também indicam que a redução da burocracia, fraudes e erros causada pela digitalização deverá poupar R$ 38 bilhões nos cofres públicos, em cinco anos. A diminuição de gastos nessa área possibilitará ampliar a destinação de recursos para outros setores críticos como saúde, assistência social e educação.

Para colocar em prática essa jornada, os governos federal, estaduais e municipais não estão agindo sozinhos. Os projetos em desenvolvimento contam com o apoio de integradores de soluções digitais capazes de atender às demandas com segurança, capilaridade, estabilidade e de forma flexível, possibilitando a ampliação ou diminuição do fornecimento de ativos, como Nuvem, sempre que necessário. Diversas iniciativas já estão em andamento, principalmente baseadas em Cloud Computing, Analytics, segurança cibernética e conectividade, auxiliando na jornada. Nessa parceria público-privada, as gestões públicas somente têm a ganhar.

Passar por essa transformação não é uma tarefa fácil, especialmente quando falamos em centenas de processos, bilhões de dados e uma infinidade de especificidades em cada operação. Aliar o conhecimento profundo de agentes públicos em relação às demandas das gestões governamentais e da população com a especialidade de integradores de soluções digitais vem se mostrando o caminho ideal para alcançarmos em definitivo o conceito de Governo Digital.

Estamos vivendo em um novo mundo muito mais conectado, integrado e moderno. Do setor empresarial ao segmento público, a digitalização se mostra cada vez mais fundamental para acelerar o trabalho e otimizar recursos. A jornada digital será cada vez mais intensa nos próximos anos em todas as frentes de negócios e de prestação de serviços. O Brasil tem muito a crescer com o uso de tecnologias de ponta!

Top stories in your inbox!