You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
iFood melhora a produtividade com app de gestão de equipe durante pandemia

iFood melhora a produtividade com app de gestão de equipe durante pandemia

FieldLink lança funcionalidades para gerenciamento de operações remotas durante Covid-19 e contact tracing para evitar contágio na retomada das atividades econômicas

O acompanhamento remoto das operações e a coleta de indicadores para uma liderança efetiva são desafios que se intensificaram durante a pandemia – e o consequente gerenciamento à distância. O aplicativo de gestão de times FieldLink (www.fieldlink.me) desenvolveu funcionalidades específicas para suprir as necessidades originadas nesse novo cenário – tanto no trabalho em campo quanto no home office –, e ajudou o iFood a ter um bom desempenho e aumentar a produtividade da equipe de captação em 100% nos últimos seis meses. A ferramenta lança, agora, a função contact tracing, para ajudar na retomada de atividades econômicas e a evitar o contágio do coronavírus em ambiente empresarial.

A solução começou a ser usada pelo iFood há um ano, para análise do KPI dos executivos, feedback e desenvolvimento de plano de ação. “Antes de implementarmos a ferramenta, não tínhamos nenhuma apuração e controle sobre a produtividade do time de campo e o tipo de visitas realizadas, sendo que hoje já se tornou nossa cultura fazer o acompanhamento dessas métricas”, conta José Berardo Pérez, coordenador de planejamento comercial do iFood, empresa cujo app é usado por colaboradores da área comercial externa e de key account.

O registro de visitas, a visibilidade de como os profissionais se comportam e de quais são os gaps ou os executivos que precisam ser acelerados e os formulários de coach que os gestores de vendas têm de fazer com seus liderados se tornaram imprescindíveis durante a pandemia. “Conseguimos trabalhar de forma ágil e rápida para fazer as adaptações necessárias nos processos”, diz o coordenador do iFood.

Fundada em 2016, a FieldLink desenvolveu funções específicas após o surgimento do novo coronavírus, para assegurar a manutenção do ritmo e a padronização das operações, tanto das equipes de serviços essenciais e técnicos que mantiveram as atividades em campo – como as de alarme, segurança, telefonia e energia – quanto as que aderiram ao home office. A auditoria e a coleta de dados para relatórios e gráficos, produzidas por geolocalização, agora também podem ser realizadas através das ligações profissionais feitas no diretório do aplicativo. O preenchimento de tabelas por checklist via celular ganhou a opção de ser feito pelo computador. E outra novidade é a pesquisa automática de satisfação do cliente sobre a interação com o profissional. “Este é um período sem precedentes e os indicadores de performance mudaram: não são baseados única e exclusivamente nas vendas, mas, também, no esforço empregado”, aponta Diego Cueva, CEO do sistema.

Para o colaborador, o aplicativo funciona como um assistente pessoal que permite o acesso a informações mesmo longe da companhia: administra a agenda e os contatos, centraliza o histórico do cliente e da evolução de propostas, faz sugestões personalizadas de leads e simplifica e automatiza processos. Assim, há maior praticidade, aumento da produção e maior garantia de um trabalho de qualidade. “Identificamos as dores do momento e incrementamos a ferramenta, afinal, um episódio temporário pode causar prejuízos irremediáveis para as empresas grandes e ainda mais drásticas às menores", diz Cueva.

Contact tracing evita disseminação do coronavírus na empresa

A esperada retomada progressiva das atividades econômicas é, ao mesmo tempo, um alívio e uma preocupação às empresas, uma vez que é preciso acompanhar de perto para evitar que uma possível contaminação do coronavírus se alastre entre os funcionários. O contact tracing (rastreamento de contatos), usado na China e na Coréia do Sul para monitorar a Covid-19, é a nova função de FieldLink, para ser usada em esfera empresarial e detectar a interação do infectado com outros colaboradores.

Uma vez que o celular é o ponto de contato com a empresa, com os dados e instrumentos necessários ao serviço, os usuários são acostumados a usar o aplicativo durante todo o expediente. “Conseguimos, então, acompanhar suas jornadas durante o horário de trabalho, cruzar informações do histórico dele com outros para detectar a proximidade física e emitir um relatório específico, desde que os requisitos de privacidade sejam respeitados”, conta Cueva. Assim, é possível identificar rotas de disseminação nos últimos 30 dias, isolar quem pode ter se contagiado e garantir a saúde da equipe.

Sobre o FieldLink

Aplicativo de gestão de equipes comerciais, de técnicos, de fiscalização, de advogados, de prepostos e de outros times de campo. Criado em 2016, o sistema faz a auditoria de visitas através de geolocalização, com relatórios e gráficos, automatiza a coleta de dados, sugere leads personalizados, engaja colaboradores com gamificação e lança a função contact tracing para conter a pandemia em âmbito empresarial. Disponível para Android e iOS. www.fieldlink.me e www.enterprise.fieldlink.me.

Top stories in your inbox!