Jobecam acelera em mais de 70% o processo de triagem de vagas de emprego

by Redação | 2 min read

Startup cruza informações, ranqueia e filtra os melhores perfis por meio das transcrições dos áudios que são captados nas entrevistas gravadas, além de oferecer também entrevistas às cegas

A Jobecam é uma plataforma de empregos que surgiu como alternativa às empresas que desejam otimizar os processos de recrutamento e seleção. Através de algoritmos inteligentes, ela ranqueia os candidatos mais adequados à determinada vaga de emprego.

O funcionamento desse modelo de negócio consiste na utilização de vídeos currículo de até 30 segundos que ficam disponibilizados no sistema. A empresa então seleciona alguns dos currículos para a realização de entrevistas gravadas. Posteriormente, esse último material é transcrito e ranqueado de acordo com palavras-chave e, então, comparado aos termos mais desejados pelas empresas para seus novos funcionários: é assim que funciona a tecnologia de algoritmos inteligentes.

Além disso, a startup oferece o modelo de entrevista às cegas. Esse método é complementar as entrevistas em vídeo e torna as habilidades do candidato as grandes protagonistas da seleção. A plataforma disponibiliza o vídeo currículo e informações complementares apenas depois da empresa recrutadora ouvir a experiência do candidato e decidir pela contratação, proporcionando um processo mais plural e humanizado, ao avaliar o candidato por sua trajetória acadêmica e corporativa.

A plataforma surgiu após a especialista em RH Cammila Yochabell, fundadora da Jobecam, perceber a falta de serviços de armazenamento de vídeos currículo no mercado. Para ela, esse ambiente inovador pode diminuir uma das questões que mais fazem candidatos e companhias perderem tempo e dinheiro: entrevistas de pessoas fora do perfil esperado durante as primeiras fases da seleção.

A startup decidiu utilizar inteligência artificial para cruzar os dados oferecidos pelos profissionais com o que as empresas buscam. Ao cadastrar uma vaga, as empresas apontam as palavras-chave desejadas e a inteligência artificial procura, entre os vídeos currículo cadastrados no sistema, por candidatos mais adequados ao perfil.

As empresas também podem fazer perguntas customizadas para os candidatos selecionados. Eles respondem através de novos vídeos sem ter a preocupação de sair de casa para ir a entrevistas presenciais, tornando a busca por emprego mais simples e menos onerosa.

Com mais de 2 anos, a startup soma ter sido fisgada por tubarão, no programa de televisão Shark Tank, no canal Sony e participações nos programas de aceleração da Oracle (uma das maiores e mais conceituadas empresas de tecnologia do mundo) e Facebook e Artemisia (com foco nas empresas que são apostas em inovação e tecnologia no Brasil). Além do recebimento de aportes pela People+Strategy, consultoria empresarial focada em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Humano e BRQ Digital Solutions, uma das gigantes em tecnologia.

Passo a passo dos “algoritmos inteligentes” da Jobecam:

-  A empresa seleciona palavras que o candidato deve usar na entrevista gravada.
- O material é transcrito e comparado com o que a empresa quer.
- A Jobecam faz um ranking dos candidatos a partir dos resultados das transcrições.
- A empresa utiliza o ranking como base de seleção.

Share twitter/ facebook/ copy link