You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Loteadoras entram na era digital e aceleram vendas no setor

Loteadoras entram na era digital e aceleram vendas no setor

Consumidores conseguem visualizar projetos de casas de forma virtual e remota através da tecnologia da InstaCasa

A tecnologia vem sendo uma grande aliada em diversos setores, trazendo mais agilidade, comodidade e incrementando as vendas e processos internos das empresas. Um dos setores que vem se destacando com essa transformação é o imobiliário. Segundo dados do Secovi (Sindicato de Habitação), 58% das loteadoras adaptaram seus modelos para um atendimento digital nos últimos meses, tornando-se alvo de muito desenvolvimento e inovação.

Entre as startups que atuam nesse mercado está a InstaCasa, proptech que permite que potenciais compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento, impulsionando assim a venda de lotes.

Desde março, 22 novos empreendimentos passaram a integrar a base da empresa, um representando um crescimento de quase 50% desde o início da pandemia. “O momento atual demanda soluções digitais para encantar o cliente a distância e estamos bem posicionados para oferecer essa experiência ao mercado”, comenta Mauricio Focas Carrer, CEO e fundador da startup.

De acordo com o empreendedor, dentre os empreendimentos que passaram a agregar o portfólio, alguns já são lançados e outros com lançamento programado para os próximos meses. “O setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos”, complementa Carrer.

A InstaCasa usa a tecnologia para democratizar o acesso a projetos de arquitetura e transformar o modo como as pessoas imaginam  suas casas. Segundo Mauricio Carrer, usando realidade aumentada, a tomada de decisão no momento da compra é mais assertiva.

“Nossa ideia é ser um grande aliado dos loteadores e também dos  corretores de imóveis. Além da visualização da planta em tempo real, temos outros benefícios  importantes que podem auxiliar no processo de venda como, por exemplo, experiência através de realidade aumentada e realidade virtual a calculadora do custo de  construção dos projetos escolhidos, a orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção”, explica Mauricio.

Com esse modelo, a startup já ajudou mais de 30  loteadoras na fase de vendas. Uma delas é a Lote5, uma inovadora loteadora de São Paulo, que vendeu 60% dos lotes de um de seus empreendimentos em São José dos Campos-SP, no evento de lançamento com a solução da InstaCasa.

Segundo Fernando Albuquerque, diretor da loteadora, os recursos visuais criados pela startup fizeram toda diferença no momento da venda, pois os consumidores conseguiram visualizar de forma efetiva o que poderia ser construído em cada lote. “Contratamos a InstaCasa para diferentes loteamentos e as soluções apresentadas adequaram-se perfeitamente aos diversos tipos de consumidores. Isso nos mostrou a importância de trabalhar com uma solução que mostra para o cliente o que pode ser feito no terreno” conta Fernando.

Outra loteadora que percebeu o impacto positivo da parceria com a InstaCasa foi a Moura Leite Loteamentos, com o empreendimento Reserva Central Parque, em Botucatu-SP.

De acordo com Fábio Moura Leite, diretor da loteadora, ao aproximar o cliente de seu objetivo final e demonstrar que lotes de diferentes topografias são igualmente aproveitáveis, a startup torna-se um diferencial. “A InstaCasa impactou a dinâmica de vendas, possibilitando uma nova abordagem com o cliente final”, diz.

A InstaCasa também possui uma parceria de sucesso com a Ellenco, em empreendimentos nas cidades de Itatinga-SP, Araçariguama-SP e Tatuí-SP.

Em depoimento, Odair Ferreira, gerente de marketing da Ellenco, ressaltou o atendimento às necessidades dos novos consumidores de lotes. “observamos que o atual cliente valoriza a praticidade, e desburocratização do processo de compra do lote, aprovação do seu projeto, busca de financiamento bancário e edificação da sua casa. Tangibilizar sonhos, esse é um aspecto que a InstaCasa tem nos ajudados a oferecer ao mercado”, ressalta.

Sobre a InstaCasa:

Lançada em 2017, a InstaCasa se posiciona como o “decorado” do lote, permitindo que um potencial comprador visualize diversas opções de projetos de arquitetura que podem ser implantados em cada lote do empreendimento, em função de suas características físicas e legais.

Após a entrega do lote, a startup ainda auxilia nas etapas de aprovação e financiamento da obra. Em 2019 a startup recebeu uma rodada de investimentos de R$700 mil liderada por Gávea Angels e Construtech Angels, primeira iniciativa do mundo com foco em mercado imobiliário.

Para saber mais sobre a solução, acesse: https://www.instacasa.com.br/.

Top stories in your inbox!