You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Professores refletem importância do acolhimento e debatem novos desafios da educação

Com o slogan "Educação: o Sentimento que nos Une", Sicredi realiza evento online para celebrar 25 anos do Programa A União Faz a Vida e repensar dinâmicas de aprendizagem

A pandemia do novo coronavírus e as consequentes medidas de isolamento social, com o fechamento das escolas, impuseram uma nova dinâmica ao ensino e desafios para educadores e alunos no processo de aprendizagem. Com o objetivo de refletir sobre o sentido da escola e o ato de educar com acolhimento e afetividade, o Summit Educação da Central Sicredi PR/SP/RJ será realizado no dia 28 de outubro. O encontro online deve reunir cerca de sete mil educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O evento é voltado aos profissionais que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa e que propõe um modelo de educação baseado na metodologia de projetos. O aluno, por meio da investigação, é estimulado a ser protagonista de seu próprio processo de aprendizagem, ampliando as relações sociais com a comunidade onde está inserido “Há 25 anos, o projeto atua com mais de 1,9 mil escolas com o objetivo de despertar a essência do cooperativismo nas novas gerações e contribuir para uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. Por meio da curiosidade, estimulamos nossas crianças e adolescentes a vivenciarem, na prática, valores como cidadania e cooperação”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Em 2020, com a impossibilidade de ações e formações continuadas em encontros presenciais, o PUFV se adaptou. Os mais de 10 mil professores que integram o programa no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro puderam participar de formação online, realizada por 15 semanas, por meio de intervenções e atividades de aprendizagem. “Sabemos como a atualização constante é importante para os professores e profissionais da educação. Por isso, elaboramos um novo formato para continuar compartilhando o conhecimento, apesar das restrições impostas pela pandemia. Esse movimento se fortalece com o Summit Educação e a possibilidade de gerar novas reflexões, mesmo de forma online, visando à realização de ações cada vez mais significativas nas comunidades”, destaca Dasenbrock.

Programação

O presidente do Sicredi abre o Summit Educação abordando os 25 anos do Programa A União Faz a Vida. Na sequência, o jornalista Daniel Barros, autor do livro “País mal educado: Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?”, convidará os participantes a refletirem sobre os sentimentos e sentidos de ser professor e da educação no Brasil.

O evento ainda contará com a participação do diretor do Instituto Ayrton Senna (IAS), Emílio Munaro, que abordará a importância do respeito, empatia e da autoconfiança no processo de aprendizagem.

O acolhimento no processo educacional será tratado durante o evento na participação do psicoterapeuta e orientador profissional Leo Fraiman e do psicólogo clínico e palestrante Rossandro Klinjey. Os dois profissionais, autores de “Como ensinar bem” e “Help: me eduque!”, respectivamente, também abordarão as inspirações e os sentidos que podemos dar à vida. O evento ainda contará com declamações de poesia e músicas tocadas pela  Banda Mais Bonita da Cidade.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube