You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Valmet firma novo contrato de manutenção de máquinas com Klabin

Fornecimento de três escopos de serviço é realizado na Planta Piloto da unidade de Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR)

Fortalecendo a parceria com a Klabin, a Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, firma um novo contrato para manutenção de máquinas no Parque de Plantas Piloto da unidade de Monte Alegre.

O contrato de manutenção, também conhecido por MMO (Mill Maintenance Outsourcing) foi firmado por dois anos e engloba três áreas do parque localizado em Telêmaco Borba (PR): Centro de Tecnologia, tecnologia de extração de lignina (Lignoboost) e de produção de celulose microfibrilada (MFC).

A Valmet fornecerá profissionais residentes responsáveis pela manutenção mecânica, elétrica, instrumentação, analítica, metrologia e refrigeração. Os profissionais realizam as atividades de confiabilidade e manutenção das máquinas, que são de extrema importância para a segurança e estabilidade operacional.

Para o gerente de MMO e Contratos da Valmet na América do Sul, Fernando Paludo Rieger, este novo contrato reforça o know-how da empresa. “Estar presente em Monte Alegre significa muito para a Valmet. Sermos reconhecidos nessa unidade tem um valor especial e o nosso compromisso é entregar disponibilidade dos equipamentos para que tudo funcione da melhor forma possível”, explica.

Resultados significativos

A entrega de tecnologia e manutenção da Valmet tem auxiliado em diversos estudos e avanços para o setor de celulose e papel. Um dos escopos de aplicação do contrato de MMO da multinacional finlandesa é no Centro de Tecnologia da Klabin, responsável por diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento florestal e industrial, que realiza simulações das linhas de produção da fábrica e aplicações sustentáveis.

No Parque de Plantas Piloto da Klabin, a Valmet já entrega a tecnologia de extração de lignina (Lignoboost) - pioneira na América do Sul.  A produção da planta piloto da Valmet foi desenhada para atender às necessidades específicas da Klabin e faz parte do processo de fabricação de celulose, utilizada para geração de energia. A lignina é um polímero natural, componente da madeira utilizada na fabricação de celulose, separada após o processo de cozimento.

No auge da pandemia do novo coronavírus, o Centro de Tecnologia da Klabin, em conjunto com outros dois parceiros, identificou e desenvolveu uma formulação de álcool em gel a partir da celulose microfibrilada (MFC), extraída da madeira e que substitui o carbômero, importante componente utilizado na fabricação deste produto. Esse e outros testes são realizados desde novembro de 2019 na planta de MFC no Parque de Plantas Piloto da Klabin - primeira planta compartilhada de extração de lignina e MFC do mundo, fornecida pela multinacional finlandesa.

O gerente de MMO e Contratos da Valmet na América do Sul explica que “estudos e desenvolvimento de novos produtos significa muito para a Valmet. A parceria com a Klabin reforça que entregamos soluções e serviços completos. É importante estarmos alinhados com o cliente”, finaliza.

Sobre a Valmet

A Valmet, que em 2020 completa 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 13 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.