You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Startup lança app para empresas monitorarem saúde dos colaboradores na retomada aos escritórios

Startup lança app para empresas monitorarem saúde dos colaboradores na retomada aos escritórios

Plataforma A Salvus permite que gestores possam planejar um retorno gradativo às atividades presenciais e garantir maior segurança a todos os funcionários

A fim de possibilitar a retomada das atividades corporativas de forma segura, a healthtech brasileira Salvus acaba de lançar a plataforma A Salvus. Voltado para empresas e instituições públicas e privadas, a solução permite que os gestores realizem o monitoramento em tempo real da saúde dos colaboradores e, com isso, possam planejar um retorno gradativo às atividades presenciais. Para isso, todos os dias, os próprios integrantes da organização precisam informar o seu estado de saúde por meio de um breve questionário no aplicativo. Os funcionários poderão também informar as condições de saúde dos familiares que vivem na mesma residência, se desejarem.

De acordo com Maristone Gomes, CEO da Salvus, o app disponível nos sistemas iOS e Android foi idealizado para ser o mais simples e rápido possível, uma vez que o usuário faz seu check list diário no próprio smartphone e o gestor responsável acompanha o dashboard no sistema web. “Cada pessoa torna-se responsável pelo fornecimento do seu status de saúde, contribuindo para evitar uma nova onda de contágio da Covid-19 no retorno ao trabalho presencial. Dessa forma, o controle tem maiores possibilidades de ser verdadeiramente eficaz”, explica.

Com os dados fornecidos pelos colaboradores, o aplicativo A Salvus consegue filtrar ao gestor os casos e setores mais críticos por meio da Inteligência Artificial (IA). A análise também é feita com base em geolocalização e pelas informações inseridas no check list diário. Com o cruzamento dos dados, a solução indica as áreas e operações que merecem maior atenção. “Dessa maneira, tanto o gestor ou profissional de RH envolvido na questão consegue tomar decisões estratégicas mais assertivas quanto ao isolamento de um ou mais colaboradores em caso de necessidade. É possível até mesmo acompanhar casos específicos e ações de prevenção em setores mais expostos ao contágio”, avalia Gomes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19 - hoje classificada como uma pandemia - pode se tornar uma endemia no futuro. Alguns especialistas já sugerem inclusive a possibilidade de chegar ao status de hiperendemia, ao se referir a altos e persistentes níveis de ocorrência da doença.

Diante desse quadro, o empreendedor avalia que as pessoas e empresas precisarão de soluções que transmitam segurança e confiabilidade. “O monitoramento em tempo real de todos os colaboradores pela plataforma é fundamental para transmitir segurança aos clientes internos e externos, sem contar que é de vital importância que o local de trabalho se adapte à nova realidade para evitar aglomerações, manter distanciamentos físico entre colaboradores e clientes, bem como a adequação dos espaços físicos para diminuir a chance de uma possível disseminação da Covid-19 na organização”, complementa.

Funcionalidades extras

Além de informar seu estado de saúde, o colaborador consegue também realizar pelo app o check list comportamental sobre o ponto de vista operacional e sanitário, receber alertas diários de realização de exames, cadastrar e realizar exames em seus familiares, dispor de recomendações médicas após o resultado dos exames, visualizar estatísticas geradas a partir dos dados fornecidos, acompanhar estatísticas de toda a empresa e acessar canais de notícias confiáveis.

Desenvolvida há dois meses, a plataforma A Salvus já conta com aproximadamente 12 mil usuários em nove estados brasileiros. Neste período, parceiros institucionais como a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e do Grupo CENE, uma das maiores organizações especializadas em home care do Brasil, utilizaram o aplicativo em caráter experimental.

A partir de agora, com todos os ajustes finalizados, qualquer tipo de empresa pode contratar o serviço. Os planos iniciam a partir de R$ 99,00 e variam a depender do número de colaboradores. “O objetivo é ter uma solução eficiente, acessível a todas companhias nesse momento de dificuldade”, conclui o CEO da Salvus.

Mais informações podem ser consultadas por meio do site: https://salvus.me/asalvus/.