You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
MedRoom e InCor fazem parceria para treinar UTIs públicas

MedRoom e InCor fazem parceria para treinar UTIs públicas

A iniciativa visa capacitar profissionais da saúde no combate ao Coronavírus

A MedRoom, startup de treinamentos em saúde com Realidade Virtual,  atua em mais de 20 instituições brasileiras e no exterior levando uma experiência realista dentro das telas sobre a anatomia e fisiologia humana.

Dentro do contexto atual, em que o combate ao Coronavírus é a prioridade na saúde nacional, o  InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e sua entidade de apoio, a Fundação Zerbini, através de seu núcleo de inovação – InovaInCor – fecharam uma parceria com a MedRoom para que sua tecnologia seja implementada no treinamento de profissionais em UTIs públicas do Estado de São Paulo com o uso da realidade virtual.

Trata-se do TeleUTI, realizado pela Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor. O programa utiliza a telemedicina para a capacitação e treinamento no manejo do paciente a partir de um protocolo de procedimentos que foi validado pelas principais universidades tanto do estado de SP, quanto federal (USP, Unicamp, UNESP e Unifesp) e pela Secretaria estadual de Saúde.

"Ao longo dos meses de fevereiro e março, o InCor em conjunto com o Núcleo de Inovação (Inova InCor) e a Secretária de Saúde desenvolveram protocolos de atendimento que vão desde a lavagem correta das mãos e higienização, até a aplicação de protocolo para a correta execução de ventilação mecânica, amplamente discutido com colegas médicos de diferentes universidade e instituições, e até em países como Itália e China”, acrescenta o Dr. Carlos Carvalho, médico pneumologista e coordenador da TeleUTI.

O programa funciona a partir de um posto de telemedicina instalado dentro do InCor, com uma equipe de especialistas intensivistas, interligado à rede estadual de hospitais, apoiando as equipes médicas das UTIs de 9 hospitais. Após dois meses de sua implantação, o TeleUTI já realizou um total de 1.065 atendimentos a 207 pacientes em tratamento de Covid-10 internados nos hospitais da rede estadual de saúde.

Por um aplicativo em seus celulares, as equipes dessas unidades contarão com a plataforma da MedRoom para que sejam treinados virtualmente no Protocolo de manejo dos pacientes com Covid-19 com o máximo de realismo e velocidade possíveis para seguirem no combate ao vírus.

Sobre a MedRoom

A MedRoom foi uma das startups incubadas do Eretz.bio, centro de inovação e empreendedorismo do Hospital Albert Einstein, e hoje está presente em 12 instituições de ensino brasileiras, 6 mexicanas e 2 paraguaias.

A MedRoom aplica a imersão da tecnologia de realidade virtual (VR, do inglês virtual reality), junto a estratégias de gamificação para criar experiências destinadas a educação e a treinamentos na área da saúde. Por meio de um laboratório de anatomia virtual, disponível também via app, o usuário pode analisar profundamente a anatomia e a fisiologia do corpo humano, visualizando cada órgão ou estrutura para entender as correlações entre eles e acompanhar as aulas disponibilizadas por professores ou instituições.

Acesse www.medroom.com.br e saiba mais.

Sobre o Instituto do Coração (InCor)

Fundado em 10 de janeiro de 1977, o InCor é um dos institutos que compõem o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em seus mais de 40 anos, o Instituto se tornou um dos maiores centros em cardiologia e pneumologia do mundo em volume de atendimento e em número de subespecialidades dessas áreas da medicina reunidas em um único centro de atendimento, ensino e pesquisa. É também o centro que mais forma profissionais médicos e multiprofissionais e o maior publicador científico em sua área de atuação no Brasil e na América Latina. O Instituto ocupa a 7º posição entre os centros que mais fazem transplante de coração no mundo e é o número 1ª do Brasil em transplantes cardiopediátricos e de pulmão, assim como em cirurgias cardiopediátricas e de congênitos.

Acessewww.incor.usp.br e saiba mais.

Sobre a Fundação Zerbini

Entidade criada em 1978 para apoiar financeiramente o Instituto do Coração, a Fundação Zerbini é responsável por captar, gerenciar e investir na estrutura do próprio InCor doações de empresas e pessoas físicas e também os recursos advindos da prestação de serviços do Instituto na assistência, ensino e pesquisa em cardiologia e pneumologia. Caracterizada como instituição de direito privado e de utilidade pública, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, a Fundação Zerbini não possui acionistas ou cotistas.

Acesse www.fz.org.br  e saiba mais.

Sobre o InovaInCor

Criado pela Fundação Zerbini em conjunto com o Instituto do Coração, o Núcleo de Projetos de Inovação do InCor faz parte da estrutura de gestão do processo inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP, centralizada no InovaHC.  Seu propósito é promover a sinergia entre pesquisadores, empresas, institutos de fomento e governo, acelerando também a captação de recursos humanos, financeiros e tecnológicos voltados para a geração de soluções na área das ciências da vida – life sciences, principalmente relacionadas às necessidades cardiovascular e respiratória, de maneira a promover o bem-estar social e humano.

Acesse www.fz.org.br/inovaincor/ e saiba mais.

Top stories in your inbox!