You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Você tem problemas em se comunicar?

Você tem problemas em se comunicar?

Confira seis dicas sobre como melhorar a forma de falar e relacionamentos interpessoais

Sirley Maciel - INTREPEDS

A comunicação pode parecer mais fácil hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter informações, porém, saber o que falar e saber como falar são habilidades diferentes.

“Como afirma o inglês David Ogilvy, pai da publicidade: Comunicação não é o que você diz, mas sim o que os outros entendem. Dizer o que você pensa ou falar na lata só vai aumentar as chances de ser incompreendida”, afirma Sirley Maciel, especialista em oratória.

A fala não pode ser apagada nem retirada, não é possível pegar de volta o que já foi dito. Mas como é possível falar o que quer ou o que precisa, sem provocar conflitos? Confira algumas dicas para melhorar sua comunicação:

  1. Perceba que há hora certa, contexto certo e forma certa de falar cada coisa. Assim como não se deve festejar em um enterro, não é legal falar sobre trabalho em momentos de lazer com seus colegas.
  2. Quando algo é direcionado a alguém, fale especificamente para esta pessoa. Se você precisa dizer algo para a pessoa A, evite comentar com a pessoa B, isso apenas causa intrigas e fofoca.
  3. Não se deixe levar pelas emoções, explodir e dar de dedo na cara de alguém apenas tira sua razão e prejudica a própria imagem.
  4. Desenvolva suas habilidades com relações interpessoais e oratória. Conhecimento torna qualquer tarefa mais fácil.
  5. Aposte na comunicação não verbal. Ela é responsável por 55% do entendimento de outros sobre o que estamos falando. Se sua imagem não condiz com o que foi dito, não terá credibilidade.
  6. Seja seu principal crítico. Autoconhecimento, autodesenvolvimento e autofeedback são a melhor forma de analisar seu comportamento e resultados para melhorar.

“Com essas técnicas, dicas e orientações, você pode desenvolver o seu poder comunicacional e poderá enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação eficiente e assertiva”, finaliza Sirley.

INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Sirley Machado Maciel
Analista comportamental, terapeuta e escritora
Site: www.intrepeds.com
Facebook: Intrepeds.Desenvolvimento
Cel: (41) 99996-7063
sirleym.maciel@gmail.com
Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds

Top stories in your inbox!