Wine é exemplo de sucesso na área do varejo no Future Summit 2019

Marcelo D’Arienzo irá contar como a Wine se tornou o maior clube de vinhos do mundo

Por Ana Cláudia Ulhôa

Com cerca de 140 mil sócios cadastrados em todo o país, a Wine é considerada hoje o maior clube de vinhos do mundo. Os detalhes dessa história de sucesso poderão ser conferidos na edição 2019 do Future Summit, evento de empreendedorismo e inovação realizado pelo Polinize, em parceria com a ESPM. O painel que será apresentado pelo CEO da empresa, Marcelo D’Arienzo, acontecerá no dia 07 de novembro, a partir das 9h, no campus Álvaro Alvim, em São Paulo.

De acordo com Marcelo, a história da Wine teve início em 2008 com a criação de um site de venda de vinhos que, em apenas um ano, conquistou 14 mil clientes e entregou 250 mil garrafas. Diante desse resultado, os gestores do negócio decidiram ampliar seus serviços desenvolvendo o Clube Wine. Através desse novo recurso, o consumidor poderia pagar um valor fixo para receber dois produtos escolhidos pela loja em sua residência todos os meses.

Desde então os números da empresa não pararam de crescer. Marcelo D’Arienzo afirma que o grande diferencial de sua marca acabou sendo os três “Cs” que são proporcionados pelo clube “curadoria, conteúdo e comodidade”. Outras estratégias que foram adotadas logo em seguida também ajudaram a fortalecer a Wine. “Nesse tempo, também expandimos para o mercado de B2B e criamos a Vinho Fácil, marca lançada aos iniciantes no mundo do vinho”, explica.

Segundo Marcelo, hoje a empresa que comanda pode ter o orgulho de afirmar que está conseguindo contribuir de alguma forma para democratizar o consumo de vinho no Brasil. Afinal, esse sempre foi um dos objetivos do negócio desde o seu nascimento. “Observando a evolução das importações de vinho no Brasil, vemos que a Wine pautou este crescimento com o fenômeno da desintermediação e venda online”.

No entanto, o CEO da empresa acredita que pode fazer mais. Para manter o ritmo de crescimento da Wine, Marcelo D’Arienzo conta que estão sendo realizados investimentos para fortalecer o relacionamento da marca com sócios e consumidores, aumentando os pontos de contato e presença do negócio em diferentes momentos da jornada de consumo. “Estamos também rompendo as fronteiras entre o online e offline com o objetivo de replicar um sistema de entregas mais rápida, em no máximo 24 horas”.

Todas essas estratégias são planejadas levando em conta a forma como Marcelo enxerga o futuro do varejo. “O setor está se adaptando ao impacto das transformações digitais e das mudanças culturais no mercado. O consumidor está focado nos seus interesses e necessidades. Ele quer conveniência, valor, autenticidade, propósito e conexão. A forma como a empresa o atenderá é que criará o futuro do segmento. Para isso, a tecnologia é um meio importantíssimo, mas não o único”.

Para quem pretende investir no varejo, Marcelo dá alguns conselhos. “Amanhã os jovens serão os gestores e empreendedores da nossa geração. Por isso, acredito que as melhores dicas são aquelas que estimulam a verdade na equipe e no ambiente de trabalho. Precisamos criar e ter relações baseadas na confiança, trabalhar juntos e estimular as pessoas a serem quem elas querem ser, tanto na vida pessoal quanto na profissional. O ambiente mais rico de trabalho é aquele em que convivemos com a diversidade, liberdade e apreciação”.

Diante da possibilidade de trocar experiências com estudantes no Future Summit, Marcelo se mostra feliz e ansioso, pois acredita que é uma ótima oportunidade para estimular a comunicação entre quem tem a experiência do mercado e quem está com ideias novas. Além disso, ele ressalta que esse contato é essencial para manter a academia atualizada em relação aquilo que é a nova realidade do mundo empresarial no Brasil e no exterior. Os interessados em participarem do evento podem realizar suas inscrições até o dia 6 de novembro pelo link: https://www.sympla.com.br/future-summit__649458

Equipe Polinize

Published 7 days ago