You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Politalks com Alexandre Quintella - Diretor Upsoul Consultoria

Politalks com Alexandre Quintella - Diretor Upsoul Consultoria

Atualmente, estamos vivenciando um movimento nunca visto no varejo e não há uma certeza absoluta de como o mercado irá se comportar daqui para frente, comenta Alexandre Quintella, especialista em planejamento estratégico, referência no setor de Bens de Consumo e Varejo, professor na ESPM e sócio da empresa UpSoul.

Alexandre aponta que as operações de varejo tiveram comportamentos diferentes nessa pandemia e pode-se destacar quatro grandes grupos:

  1. Alguns setores de atividade do varejo sairão melhores do que entraram nessa crise e tendem a atrair mais capital de investidores para os seus negócios. Exemplos são serviços de streaming, telemedicina, serviços de entregas de produtos e ensino a distância.
  2. Alguns serviços que estão temporariamente suspensos, mas que voltarão quase para a sua normalidade. Exemplos disso são serviços financeiros, transporte em geral e produção de bens de consumo.
  3. Varejistas que terão que se reinventar e se adaptar a mudança desses padrões de consumo para sobreviver. Exemplo é o setor automotivo. Não se sabe se as pessoas vão usar seus carros como meios de transporte de maneira intensa como antigamente ou mais para lazer. No segmento de imóveis, com o aumento de pessoas fazendo home office, as residências tendem a necessitar de um espaço para escritório, por exemplo.
  4. Infelizmente, existe um último grupo que foi gravemente impactado, pois envolvem grande público presencial no seu modelo de negócio. Os eventos esportivos, shows, hotelaria e transporte aéreo terão um desafio para sobreviver a essa pandemia.

Veja mais detalhes deste webinar onde conversamos sobre os desafios para os varejistas, comportamento do consumidor, tecnologia, experiência de compra, propósito da marca e sustentabilidade.

Top stories in your inbox!