Especialista destaca desafios no desenvolvimento de produtos digitais

10 months ago

Quem compra um produto ou contrata um serviço espera ter retorno para o dinheiro investido. Essa é a lógica das transações comerciais em todo o mundo, e também era a ideia dominante no marketing. Mas isso está mudando. O diretor de produtos digitais da Jüssi, Diego Eis, falou sobre isso na conferência sobre os desafios para criação de produtos digitais, na série ‘Politalks’.

O evento está disponível em vídeo na íntegra, confira!


No encontro, Diego, que é fundador do Tableless, foi além das questões técnicas, de desenvolvimento e design deste tipo de produto, e destacou que o valor das ferramentas digitais está em sua utilidade-fim, e não no produto em si. “Tudo é serviço. Seu produto é só um meio para execução do serviço”, pontuou.

“Em produtos digitais você adquire o serviço. A importância do produto final começa a se perder e a dar espaço às possibilidades que aquele serviço ou aquele produto te dá. Agora o valor não está mais atrelado ao produto final que o consumidor adquire, mas sim ao que o produto dá de possibilidades”, afirma o especialista.

Diego Eis destaca que os empreendedores devem levar em conta a necessidade de colocar o usuário no centro das decisões. Aplicativos e produtos digitais geralmente partem de uma uma premissa básica: unir duas pontas. Por exemplo, a pessoa que precisa se deslocar e o motorista de aplicativo com seu veículo. Aos poucos o número de pontas vai aumentando e há o estabelecimento de uma rede, e é esta rede que potencializa o valor do produto.

Quando o ecossistema fica interessante pras outras pontas elas começam a se movimentar mais para melhorar a rede. Um aplicativo de entregas, por exemplo: se tem mais usuários, tem mais pedidos. Por consequência, mais restaurantes se integram ao serviço. com mais pedidos e mais restaurantes. Mais entregadores se interessam e passam a fazer parte. Cai o tempo de espera e, por consequência, aumenta o número de usuários. É um ciclo que se retroalimenta por todo o tempo.

“Um serviço é criado para virar uma plataforma. Quando essa plataforma é criada, se torna uma rede e potencializa o valor do serviço. O efeito de rede deve estar presente no produto, beneficiando todas as pontas”, complementa Diego Eis.

Politalks
A série de eventos gratuitos ‘Politalks’ é organizada pelo Polinize em espaços dedicados à inovação. A próxima edição acontece dia 14 de novembro, às 15h. Vamos receber o professor da ESPM Fabrício Saad, que vai falar sobre tendências de inovação. O evento acontece no prédio da WeWork na Avenida das Nações Unidas 14261, na zona sul de São Paulo. Inscreva-se já! É grátis! Mais informações aqui.

Para saber mais sobre os eventos já realizados da série e manter sua agenda sempre atualizada, clique aqui!

Equipe Polinize

Published 10 months ago